sábado, 13 de junho de 2015

PREPARAÇÃO PARA O ATOR INCORPORAR PERSONAGEM

Papel na dramaturgia pode durar meses de elaboração


Por Rafael Paranhos

      imagem: reprodução da internet
Intérprete de o Coringa trancou-se num quarto para aprimorar a risada















Para o ator mergulhar no personagem não basta decorar o roteiro e acertar o figurino. Incorporar as características é fundamental para dar vida a figura dramática e brilhar na interpretação. Um dos métodos utilizados pelos artistas são os famosos laboratórios. Enquanto que para outros, a preparação é algo mais voltada para uma busca interior. Muitas vezes, o artista precisa radicalizar para vestir a camisa do personagem, seja para engordar, emagrecer ou até mesmo mudar completamente o visual.  

Quem assistiu ao longa Batman  O Cavaleiro das Trevas nem imagina que o ator australiano, Heath Ledger, intérprete de o Coringa, trancou-se em um quarto de hotel para aprimorar a risada do vilão mais memorável das telonas.  Para incorporar as nuances do personagem, o artista isolou-se do mundo durante um mês e escreveu um diário com estudos sobre ele. Segundo o site Empire, Ledger contou sua preparação para o filme. “Sentei-me em um quarto de hotel, em Londres, por 30 dias, distante de tudo, construí um pequeno diário”, lembrou.

O ator Tom Hanks não poupou esforços para interpretar o lendário protagonista do filme Naufrágio, no qual precisava aparecer saudável nas primeiras cenas, que culminava numa tragédia de acidente com avião da companhia. As gravações foram interrompidas durante um ano, tempo que o ator precisou para emagrecer 23 kg e dar continuidade à segunda etapa da história imagética.


A professora de cinema, TV e internet da escola de artes Hipérion, Carissa Vieira, frisa que, na maioria das vezes, o intérprete deve ser radical na construção do personagem, visto que a captação de imagens no cinema requer um aperfeiçoamento realístico da cena. “Quando é uma episódio que não precisa de muitos detalhes, há casos em que as pessoas utilizam apenas enchimento ou usa peruca, por exemplo, quando precisa engordar ou deixar o cabelo mais comprido”, explica Carissa.

Tire Suas Dúvidas