sexta-feira, 19 de junho de 2015

Conheça os filmes brasileiros recorde de bilheteria

Longas rederam milhares de espectadores nos cinemas e Tropa de Elite liderou 


*Por Rafael Paranhos

 imagens: reprodução
Tropa de Elite bateu 11 milhões de espectadores no cinema
Os cinéfilos de plantão não resistem em perder aquele filme tão esperado, sobretudo, os internacionais - que têm orçamentos milionários e públicos além do esperado. Alguns longas nacionais, entretanto, também, não perderam o ritmo e conquistaram o público - que lotou as bilheterias.

Quem não lembra daquela famosa frase do coronel Nascimento, interpretado pelo ator Wagner Moura: "Missão dada, parceiro, é missão cumprida"? Essa afirmação ficou marcada após o sucesso de público do filme Tropa de Elite, que bateu recorde, na segunda temporada, em 2010, com mais de 11 milhões de espectadores.

O longa-metragem enquadrado nos diversos gêneros - como ação, drama e, principalmente, centrado na crítica política brasileira -, liderou o topo do ranking dos mais assistidos, desde a década de 70. Além disso, a produção recebeu críticas positivas pelo contexto do tema central, que remete a relação entre segurança pública e financiamento de campanha.
Filme Dona Flor e Seus Dois Maridos superou 10 milhões
Quem ficou na segunda posição foi a trama Dona Flor e Seus Dois Maridos, que desceu um degrau após o sucesso do Tropa de Elite. O romance ganhou as páginas dos livros, em 1966, através do escritor Jorge Amado - membro da Academia Brasileira de Letras.

Apenas um ano depois, contudo, a obra cinematográfica ganhou as telonas, após ser adaptado por Bruno Barreto, Eduardo Coutinho e Leopoldo Serra, numa trama centrada no gênero de comédia. Naquela época, a adaptação imagética superou o público de dez milhões de cinéfilos em todo País.

Longa rendeu público de mais de 8 milhões de cinéfilos
Quem está na flor da idade nem deve imaginar o sucesso de público do filme O Ébrio, projetado pela primeira vez, em 1946, quando a imagem, ainda, era em preto e branco. A produção mais antiga deste ranking, ganhou mais de oito milhões de espectadores nas salas de cinema, naquela ocasião. O drama centrado num jovem rico do interior conquistou o público ao ser protagonizado pelo próprio autor da trama, Vicente Celestino, e dirigido por sua esposa, Gilda de Abreu.

Casinha Pequenina bateu recorde de público na época

O longa Casinha Pequenina, de 1963, conquistou a quarta posição no ranking dos mais assistidos. A produção, do gênero de comédia, retrata a história durante o período Brasil Colônia, quando um rico fazendeiro decide livrar-se da mulher chantagista através do envolvimento de pessoas humildes em seus planos. A produção rendeu oito milhões de espectadores nas salas dos cinemas brasileiros.

                                          
Mazzaropi interpretou o lendário caipira Jeca Tatu
Não é novidade que a relação entre literatura e o cinema se convergem, o longa Jeca Tatu prova que as duas artes se complementam. A trama do preguiçoso caipira bateu um público de oito milhões de espectadores, em 1959, sob a ótica da obra literária do escritor Monteiro Lobato. A produção cinematográfica, centrada no gênero da comédia, foi interpretada pelo ator Mazzaropi e dirigida por Milton Amaral.



Confira os outros 5 filmes brasileiros que bateram recorde de público

6 - A Dama do Lotação, de 1978, conquistou 6.508.182 espectadores
7 - Se Eu Fosse Você 2, exibido em 2009, levou 6.090.168 espectadores nas salas de cinema.
8 - O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão, projetado em 1977, bateu 5.736.775 de público.
9 - Lúcio Flávio: O Passageiro da Agonia, de 1977, levou 5.401.325 espectadores as bilheterias.

10 - 2 Filhos de Francisco: A História de Zezé di Camargo e Luciano (2005): 5.319.677 espectadores

Tire Suas Dúvidas